quarta-feira, 8 de maio de 2013

A IGUALDADE E A DIFERENÇA


            

        A igualdade é irmã da diferença. Elas moram em um condomínio: as casas são iguais, mas de cores diferentes, tem o mesmo número de cômodos. Elas decidiram comprar os mesmos móveis, os mesmos utensílios... Só que cada uma delas dispôs de forma diferente seus pertences, cada uma com seu estilo, seu charme, seu gosto.
            O julgamento, um amigo de infância sempre visitava as irmãs em momentos diferentes, nunca as duas juntas, e sempre fazia comparações da disposição das casas, provocando assim a desavença e a não vontade de se relacionar entre elas.
            Há muito tempo, o tio discernimento não as visitava e um dia apareceu. Disse que ficaria 5 dias: 2 dias na casa da igualdade, 2 dias na casa da diferença, sendo que 1 dia passaria com as duas.
            As irmãs muito estranharam essa postura, mas receberam muito bem o tio que em nenhum momento fez algum tipo de comparação, apenas comia e dormia muito bem.
            No último dia pediu que igualdade chamasse diferença para tomar o café da manhã... Assim sucedeu durante todo dia: almoço na casa de uma, café da tarde na de outra... Até chegar o jantar, onde o tio discernimento disse:
            - Fiquei feliz em revê-las! A vovó honestidade ficaria muito orgulhosa de ver que vocês duas estão muito bem! E sabem o que mais me chamou a atenção?
            As meninas que não se falavam há muito tempo arregalaram os olhos e ficaram caladas. O tio então continuou:
            - Foi perceber que embora a casa de vocês tenha as mesmas coisas, são usadas de outra forma. A porcelana que igualdade usou no café da manhã, coube muito bem no jantar de diferença. Assim como o sofá de abrir que diferença usa na sala, está ótimo no quarto de hóspedes de igualdade...
             E ele continuou listando uma infinidade de coisas iguais que faziam a diferença na vida das duas e das pessoas que elas conheciam.
            Após a ida do tio as irmãs se reconciliaram e passaram a receber mais os amigos em casa, nas casas, quero dizer, pois descobriram que poderiam oferecer carinho igual de forma diferente sem julgamento do que seria certo ou errado, melhor ou pior e sim honesto.

Um comentário:

  1. Lindo, pai! Adoro sua sensibilidade, adorei as personificações, lindo, lindo! Você me alegra a vida! Te amo!

    ResponderExcluir